Dia do Arquiteto e Urbanista é comemorado na sede do CAU/PR

Cerca de 150 pessoas comemoraram o Dia do Arquiteto e Urbanista, na sede do CAU/PR, em Curitiba. A data passou a ser comemorada em 2011, quando foi efetivamente instalado o CAU/BR, sendo uma homenagem ao mestre Oscar Niemeyer ? que nasceu no dia 15 de dezembro de 1907.

O evento foi realizado nesta segunda-feira (12) e teve a presença de muitas autoridades do setor da construção civil, que enalteceram a profissão durante a celebração. Entre elas estavam o futuro presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Reginaldo Reinert, o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná (IAB-PR), Irã Taborda Dudeque; o presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná (SindArq/PR), Milton Carlos Zanelatto Gonçalves; a presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas do Paraná (ABAP-PR), Letícia Peret Antunes Hardt; o membro da direção nacional da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Carlos Hardt; o presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), Carlos Roberto Bittencourt; entre outros nomes de destaque.

O presidente do CAU/PR, Jeferson Dantas Navolar, conversou com o público presente.

O presidente do CAU/PR, Jeferson Dantas Navolar, falou sobre os cinco anos de trabalhos da Autarquia Federal e da política de participação dentro do Conselho. “Estávamos atuando em duas linhas principais: o ensino, representado pelo Fórum de Coordenadores dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo do Paraná; e o mercado, com sete Câmaras Técnicas designadas pelas principais atribuições dos arquitetos e urbanistas. Faltava saber sobre a produção de Arquitetura e Urbanismo públicos no estado e isso foi preenchido em agosto deste ano com a implantação da Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA) de Arquitetura e Urbanismo Públicos do Paraná”, contou Navolar durante a cerimônia de abertura. “Atualmente, mais de 500 arquitetos e urbanistas têm voz ativa dentro do CAU/PR, entre conselheiros, agentes de câmaras técnicas, professores e profissionais de órgãos públicos. Isso nos torna um grande Conselho e o principal: com política de representação”, complementou.

Noite de Homenagens

Durante a comemoração dois arquitetos e urbanistas tiveram suas carreiras reconhecidas e receberam placas por suas contribuições à arquitetura e urbanismo paranaenses: Lubomir Ficinski e João Virmond Suplicy Neto. As homenagens foram definidas na Reunião Plenária do CAU/PR, que ocorreu no mês passado, em Foz do Iguaçu.

Segundo o presidente do CAU/PR, Jeferson Dantas Navolar, os dois profissionais têm carreiras brilhantes. “Eles destacam a Arquitetura e o Urbanismo tanto em âmbito nacional quanto internacional”, ressaltou Navolar.

O primeiro homenageado da noite foi o curitibano Lubomir Antonio Ficinski Dunim, de 86 anos. Formado na 1ª turma do curso de Arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi diretor de Transportes da URBS, presidente por duas oportunidades do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), secretário estadual de Desenvolvimento Urbano – sendo o criador do Programa Paraná Urbano, membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Urbano e Assessor Especial do Banco Mundial, além de vencedor de vários concursos de arquitetura e urbanismo. “Fiquei muito emocionado porque foi uma homenagem feita pelos meus colegas de profissão, que eu respeito muito, e também pelas entidades que nos representam. Isso me deixou encantado”, disse Lubomir.

Lubomir Ficinski

Lubomir Ficinski: “fiquei muito emocionado porque foi uma homenagem feita pelos meus colegas de profissão”.

Já o arquiteto e urbanista João Virmond Suplicy Neto foi presidente da Federação Pan-americana de Associações de Arquitetos (FPAA) entre os anos de 2012 e 2016 e, por isso, também foi homenageado. Paranaense de Apucarana, Suplicy é arquiteto e urbanista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Foi presidente do IAB-PR, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil e o segundo brasileiro a presidir a FPAA. Atualmente é conselheiro federal do CAU/PR e membro do Conselho Honorário Vitalício da FPAA.

Suplicy

O presidente da FPAA, João Virmond Suplicy Neto (esq.), recebeu a placa de homenagem do futuro presidente – eleito para a posse em janeiro de 2017 – do IAB-PR, Luiz Reis.

O presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná (IAB-PR), Irã Taborda Dudeque, fez questão de subir ao palco para lembrar que o arquiteto e urbanista João Virmond Suplicy Neto foi um dos principais responsáveis pela aprovação da Lei Federal nº 12.378, que criou o CAU. “O Suplicy sempre foi perseverante. Viajou diversas vezes por conta própria a Brasília para conversar com deputados e articular a aprovação do texto que regulamentou o exercício da nossa profissão no país. Ele não fala sobre isso por questão de modéstia, mas é imprescindível ressaltar todo o engajamento desse arquiteto e urbanista e esta casa só poderia homenageá-lo”, falou Irã sob aplausos.

“Arquitetura e Urbanismo são bens para todos, à cidade e aos cidadãos. A luta pela criação do CAU foi preenchida por várias batalhas pela valorização da profissão. Fiz o que estava ao meu alcance para o bem dos arquitetos e urbanistas. Como dizia o mestre Niemeyer, ‘a gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem’”, finalizou Suplicy.