EVENTO SOBRE CLIMA SERÁ REALIZADO NESTA SEMANA NO MUSEU OSCAR NIEMEYER

Promovido pelo CAU/PR, IAB/PR e FPAA, ?HABITAT III + COP 21 e suas inserções na política urbana? ocorrerá na próxima quinta e sexta-feira

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná (IAB/PR) e a Federação Panamericana de Associações de Arquitetos (FPAA), convida os arquitetos e urbanistas a participarem do seminário “HABITAT III + COP 21 e suas inserções na política urbana”.

O evento que tem o objetivo de definir estratégias para a introdução nos planos diretores das cidades de medidas para alcançar as metas do Acordo de Paris, será realizado nos próximos dias 27 e 28, no Museu Oscar Niemeyer (MON – Rua Marechal Hermes, 999), em Curitiba.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas enviando um email de solicitação para andre.casagrande@caupr.gov.br. Sujeito a disponibilidade de vagas.

Um dos motivos à concretização do evento foi o compromisso assumido pelo Brasil de atingir as intenções firmadas durante a 21ª Conferência do Clima (COP 21), que aconteceu no final do ano passado, na França. Conhecida como o Acordo de Paris, o pacto internacional tem como principal objetivo limitar o aumento da temperatura média mundial em menos de 2ºC em relação aos níveis pré-industriais.

O presidente do CAU/PR, Jeferson Dantas Navolar, explica que para os avanços pretendidos em relação ao clima há pelo menos três instrumentos legais em vigor no país: o Estatuto da Cidade, os planos diretores e o Estatuto da Metrópole. “Temos claro que para atingir às metas do Acordo de Paris, a discussão passa obrigatoriamente pelas cidades, ocupadas por cerca de 90% da população brasileira”. Navolar também esclarece que o seminário pretende trazer esse debate para os arquitetos e urbanistas, contando com as contribuições derivadas da Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável – Habitat III, que ocorrerá ente os próximos dias 17 e 20, em Quito.

Programação

O destaque do seminário será a palestra de abertura com a vice-presidente internacional do Programa de Cidades da ONU, Elizabeth Ryan, programada para às 19h30 do dia 27/10.

Já no dia 28, também no MON, serão realizadas apresentações e discussões em grupos de trabalhos, com apresentação de relatório final, ou carta de Curitiba sobre o tema.